ESTÉTICA
A palavra estética vem do grego aisthesis,
com o significado de “faculdade de sentir”, “compreensão pelos sentidos”,
“percepção totalizante”. A ligação da estética com a arte é ainda mais estreita
se se considera que o objeto artístico é aquele que se oferece ao sentimento e
à percepção. Por isso podemos compreender que, enquanto disciplina filosófica,
a estética tenha se voltado para as teorias da criação e percepção artística.
Estética é um ramo da filosofia
que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos
fundamentos da arte.
Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das
emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica
artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e
formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o
que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O
artista é criador de coisas belas.
Revelar
a arte e ocultar o artista é a finalidade da arte.
O
crítico é aquele que pode traduzir, de um modo diferente ou por um novo
processo, a sua impressão das coisas belas.
A
mais elevada, como a mais baixa, das formas de crítica é uma espécie de
autobiografia.
Os
que encontram significações feias em coisas belas, são corruptos sem ser
encantadores. Isto é um defeito.
Os
que encontram belas significações em coisas belas são cultos. Para estes há
esperança.
Existem
os eleitos para o quais as coisas belas significam unicamente Beleza.
Um
livro não é, de modo algum, moral ou imoral. Os livros são bem ou mal escritos.
Eis tudo.
A
aversão do século XIX ao Realismo é a cólera de Calibã por ver o seu rosto num
espelho.
A
aversão do século XIX ao Romantismo é a cólera de Calibã por não ver seu
próprio rosto no espelho.
A
vida moral do homem faz parte do tema para o artista, mas a moralidade da arte
consiste no uso perfeito de um meio imperfeito. O artista nada deseja provar.
Até as coisas verdadeiras podem ser provadas.
Nenhum
artista tem simpatias éticas. A simpatia ética num artista constitui um
maneirismo de estilo imperdoável.
O
artista constitui um maneirismo de estilo imperdoável.
O
artista jamais é mórbido. O artista tudo pode exprimir. Pensamento e linguagem
são para o artista instrumento de uma arte.
Vício
e virtude são para o artista materiais para uma arte. Do ponto de vista da
forma, o modelo de todas as artes é a do músico. Do ponto de vista do
sentimento, é a profissão do ator.
Toda
arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo.
Os
que buscam sob a superfície, fazem-no por seu próprio risco.
Os
que procuram decifrar o símbolo, correm também seu próprio risco.
Na
realidade, a arte reflete o espectador e não a vida.
A
divergência de opiniões sobre uma obra de arte indica que a obra é nova,
complexa e vital.
Quando
os críticos divergem, o artista está de acordo consigo mesmo.
Podemos
perdoar a um homem por haver feito uma coisa útil, contanto que não a admire. A
única desculpa de haver feito uma coisa inútil é admirá-la intensamente.
Toda
arte é completamente inútil.
[Oscar Wilde]
Postar um comentário