Marianne
 MONTAIGNE


Primeiro e único Filósofo que até pouco tempo me chamava atenção ao extremo era o dinamarquês Kierkegaard, mas nessa longa caminhada, conheci muitos Filósofos, mas agora surgiu um na minha percepção que mudou minha visão de mundo... Montaigne! Vou deixar aqui o vídeo, ou melhor, o documentário feito por Alain de Botton, que vimos em aula, para quem interessar, compensa ver cada pedaçinho até o final para entender um pouco da Filosofia desse doido e desse gênio! Ele será meu Filósofo das férias!

PS: O vídeo saiu um pedacinho cortado pois a incorporação nesse template que coloquei faz isso mesmo =(

Da série: FILOSOFIA - Um Guia para a Felicidade, com Alain de Botton.





Pensadores | edit post
2 Responses
  1. Montaigne foi um pensador interessante porque fez da sua vida a própria filosofia. Enquanto outros aguardavam que os fenômenos se apresentacem, ou tentavam vestir todos os entes com carapuças preestabelecidas; Montaigne propôs uma interealação entre si mesmo e o mundo. Foi um dos primeiros filósofos a fugir da causalidade. O título desse post me fez refletir: "Aceite a sua condição". Dentro da perspectiva do Montainge, evidente que eu entendo o que queres expressar, Marianne. Mas te provoco: não seria a inquietação e toda insatisfação/angústia a representação mais forte do combustível que faz "funcionar" e movimentar a sociedade? Em que mundo viveríamos se aceitássemos nossa condição de animais-como-os-outros-animais? Creio que tudo aquilo que não existe faz o homem correr mais que suas próprias pernas.


  2. Marianne Says:

    Conforme os debates em sala e algumas leituras, aceitar a sua condição estaria mais voltada ao fato de "não sentir vergonha de si mesmo, da sua estética, do que tu és, não se anular, negar...". Mas vendo por essa percepção, realmente são as inquietações que movem e que nos lançam á ação.


Postar um comentário